Mercado

Petrobras reduz preço de querosene de aviação e GLP

A Petrobras reduzirá o preço do querosene de aviação em 15,4% e do GLP (gás) industrial em 8,8% a partir de 1° de abril, informou a assessoria da estatal.

Essa é a primeira queda no preço dos produtos no ano e segue a variação dos preços do petróleo no mercado internacional.

O último ajuste do querosene de aviação havia acontecido no início do mês, com alta de 24,4%. Foi quando as companhias aéreas subiram o preço das passagens em mais de 9%. De acordo com as principais empresas do setor de aviação, Varig e TAM , a redução do querosene agora não levará a uma queda nas passagens, já que o último aumento não foi repassado na totalidade.

Os combustíveis correspondem a cerca de 35% do custo das companhias aéreas brasileiras, que passam atualmente pela maior crise da história do setor. No ano, o preço do querosene de aviação acumula alta de 24,42%, segundo o Sindicato Nacional das Empresa Aéreas (Snea), enquanto no mesmo período do ano passado, a alta era de 1,22%.

A Petrobras anunciou também que cortou em 8,8% o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso industrial e deve divulgar na terça-feira mudanças nos preços da nafta e do óleo combustível utilizado pelas indústrias. Esses produtos, assim como o querosene de aviação e o GLP industrial, são reajustados mensalmente pela empresa.

Já para a gasolina e o óleo diesel, não existe previsão de ajuste, segundo a Petrobras. A ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou recentemente que não vai mexer no preço desses combustíveis enquanto houver volatilidade no mercado de petróleo.

Banner Evento Mobile