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Petrobras quer negociar álcool no mercado interno

A Petrobras Biocombustíveis quer negociar álcool no mercado interno. Ontem, dia 4 de março, a estatal divulgou seu Plano de Negócios, no qual prevê investimentos de US$ 2,4 bilhões na produção de biodiesel e etanol para o período de 2009-2013. Deste total, 91% serão aplicados no Brasil.

Outros US$ 400 milhões deverão ser destinados à infraestrutura, como alcooldutos. Os recursos totais representam um aumento de 87% em relação ao plano anterior. A Petrobras destinou ainda US$ 530 milhões neste período para pesquisas em biocombustíveis.

Dos US$ 2,4 bilhões, 80% serão investidos em etanol e 20% em biodiesel. Uma das metas da empresa é atingir em 2013 a produção de 640 milhões de litros de biodiesel no Brasil.

Para o etanol, a meta é atingir, em parceria com outros grupos, a produção de 1,9 bilhão de litros em 2013, voltada para o mercado externo, e 1,8 bilhão de litros para o mercado interno. O objetivo é fechar ainda este ano parcerias para quatro novos projetos de produção de etanol, envolvendo um parceiro internacional, que garanta mercado, e um produtor nacional de etanol. A empresa poderá ainda adquirir participação em usinas existentes. Fora do país, está sendo estudada uma unidade de produção de etanol na Colômbia.

A estatal quer se tornar sócia minoritária de usinas de álcool no país em parceria com produtores locais e investidores estrangeiros.