A Petrobras estuda participar de sociedade em usinas como produtora de álcool em parceria com a japonesa Mitsui e grupos de investidores no Brasil.
Segundo Paulo Roberto da Costa, diretor de abastecimento e comercialização da Petrobras, a estatal analisa mias de 40 projetos neste sentido.
A intenção da estatal é implantar pelo menos três usinas de álcool na região Centro-Oeste do país.
De acordo com Costa, todo álcool deverá ser exportado para o Japão para ser adicionado à gasolina daquele país e também para ser utilizado como combustível para usinas termelétricas em substituição ao gás natural, como parte dos esforços do governo japonês para cumprir seus compromissos de reduzir emissões de gás carbônico na atmosfera
No fim de dezembro de 2005, a Petrobras criou a empresa Brazil-Japan Ethanol, uma parceria da estatal com a Nippon Alcohol Hanbai, que será responsável por comercializar o álcool brasileiro ao Japão. O acordo entre os dois países prevê o início das operações para 2008, e a Petrobras estima que os japoneses poderão importar 1,8 bilhão de litros de etanol brasileiro por ano.
De acordo com Costa, as usinas que serão construídas para atender à demanda japonesa irão, simultaneamente, produzir energia elétrica em regime de co-geração a partir do bagaço da cana.