Mercado

Petrobras inicia fase final de novo gasoduto no Brasil

A Petrobras iniciou na sexta a fase final de um gasoduto de aproximadamente 1.400 quilômetros que unirá as regiões sudeste e nordeste do Brasil A Petrobras iniciou na sexta a fase final de um gasoduto de aproximadamente 1.400 quilômetros que unirá as regiões sudeste e nordeste do Brasil, e aumentará o uso de gás natural na indústria e na geração elétrica.

O terceiro trecho do Gasene (Gasoduto Sudeste Nordeste) da Petrobras terá 954 quilômetros, entre as localidades de Cacimbas, estado do Espírito Santo, e Catu, na Bahia, e será concluído no primeiro trimestre de 2010, segundo a empresa.

O encanamento, com um custo de cerca de R$ 5 bilhões, conectará as redes das duas regiões mais populosas e industrializadas do país, e aumentará substancialmente o uso do gás natural na matriz energética brasileira, ao aproveitar jazidas no mar do estado do Espírito Santo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou um ato simbólico de início das obras do gasoduto, em uma estação de distribuição de gás de Catu e apoiou a Petrobras e seu presidente José Sérgio Gabrielli.

Os outros dois trechos do gasoduto, Cacimbas-Vitória, de 130 quilômetros, e Cabiúnas-Vitória, de 303 quilômetros, entraram em operação em novembro de 2007 e em fevereiro de 2008, respectivamente.

Segundo destacou a empresa, o Gasene é a maior obra de engenharia de construção e construção de dutos no país desde que foi concluído o Gasoduto Brasil-Bolívia.

Esse gasoduto binacional está em operação desde 1999, tem 2.593 quilômetros no lado brasileiro, capacidade para 30 milhões de metros cúbicos diários de gás boliviano e é responsável por 60% do gás natural que chega ao mercado consumidor do Brasil.

Com o Gasene, que começa em Cabiúnas (RJ), será possível transferir 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás produzido nas bacias do sudeste do país até os estados do nordeste e vice-versa.

Esse volume adicional duplicará o consumo atual do nordeste e haverá mais flexibilidade para atender o mercado final e o de geração de eletricidade de origem térmica, explicou a Petrobras.

O gás da Gasene e o de uma usina de gás natural liquidificado (importado) que está sendo construída no estado do Ceará permitirão a geração de 1.587 megawatts a partir de 2010, mais do que o triplo de eletricidade produzida com gás atualmente no nordeste.

Desde Catu, o gás natural será transportado por toda a região nordeste através de outra rede de gasodutos, de 1.553 quilômetros de longitude, que terminará totalmente em novembro de 2009.