A Petrobras dará início ao seu programa de produção de álcool com a construção de cinco usinas na região Centro-Oeste. “Estamos negociando as cinco unidades iniciais. Serão duas em Goiás e três no Mato Grosso do Sul”, disse o gerente de Novos Negócios do Abastecimento Corporativo da estatal, Gilberto Ribeiro de Carvalho, durante o Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), em São Paulo.
O executivo reafirmou que o interesse da companhia no setor de etanol é atuar de maneira complementar ao que já existe no mercado. Todo o álcool produzido deverá ser voltado para o mercado externo.
Para o projeto de produção do biocombustível, que envolve a construção de 40 usinas, a estatal já tem como parceira a japonesa Mitsui e a expectativa é que outras empresas sejam parceiras. O Grupo Equipav poderá ser um dos sócios.
Cada unidade terá capacidade para produzir 200 milhões de litros de etanol por ano e demandará investimentos estimados entre US$ 200 milhões a US$ 250 milhões, que deverão ser financiados pelo banco de fomento japonês JBIC e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).