RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras assinou nesta segunda-feira contrato com a japonesa Nippon Alcohol Hanbai para a criação da Brazil-Japan Ethanol, empresa que irá comercializar álcool brasileiro para aquele país.
Segundo o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a nova empresa será dividida igualmente entre as duas sócias e terá sede no Japão, de onde vai importar e distribuir álcool brasileiro para uso combustível.
Já estamos negociando com produtores de álcool no Brasil para a expansão da área plantada para não impactar os preços no mercado interno, disse Costa a jornalistas após a assinatura do contrato. Tem que se ampliar muito a área plantada e construir novas usinas no país.
Segundo ele, a expectativa é que a partir de 2008 se inicie a comercialização do álcool brasileiro no Japão. A estatal brasileira pretende fornecer 1,8 bilhão de litros de álcool por ano, ou o equivalente a 3 por cento de toda a gasolina consumida no mercado japonês –o limite estabelecido pelas autoridades locais para mistura dos combustíveis.
A estatal brasileira vai investir 330 milhões de dólares na construção de um alcooduto, que deverá ficar pronto entre 2008 e 2009, para viabilizar a logística de exportações mais volumosas, ao mesmo tempo em que o mercado de álcool investe para aumentar a produção.
A Petrobras iniciou em julho deste ano a exportação de álcool para a Venezuela e estuda fechar contratos de venda também com a Nigéria, conforme disse Costa à Reuters este mês.
Feitas a princípio por meio de contratos de curto prazo, as exportações de álcool para a Venezuela, de cerca de 30 mil metros cúbicos mensais, passarão a ter contratos de longo prazo, segundo Costa.