Mercado

Petrobras Biocombustível vai ampliar capacidade de usinas de biodiesel

A Petrobras Biocombustível vai ampliar a capacidade de processamento de suas três usinas de biodiesel, que em 2013 terão capacidade total de produção de 274 milhões de litros por ano. A usina Darcy Ribeiro, na cidade mineira de Montes Claros, terá a sua capacidade elevada dos atuais 57 milhões de litros anuais para 80 milhões de litros até 2013.

A unidade de Quixadá, no Ceará, que tem condições de produzir 57 milhões de litros por ano, passará por aumento de capacidade instalada semelhante até 2013. A usina de Candeias, na Bahia, terá a capacidade duplicada, dos atuais 57 milhões de litros anuais para 114 milhões de litros em 2013.

“Toda unidade, quando é processada, apresenta algumas folgas. Com esses ajustes vamos aumentar a receita e reduzir o custo operacional”, explicou o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, em nota divulgada pela Petrobras.

A Petr! obras Biocombustível pretende ainda estabelecer contratos com duração de cinco anos, com possibilidade de reajustes anuais, com os agricultores responsáveis pelos insumos vendidos às usinas. A empresa fornece sementes e assistência técnicas aos agricultores e negocia com Banco do Brasil e Banco do Nordeste um sistema mais ágil para permitir o acesso destes produtores rurais ao crédito de custeio agrícola.

A empresa contratou 8.200 agricultores familiares e distribuiu 100 toneladas de sementes de mamona e girassol para garantir o suprimento de matéria-prima para a usina de Montes Claros, enquanto a meta da companhia é alcançar 20 mil agricultores familiares. Segundo a Petrobras Biocombustível, o potencial de renda agrícola para o suprimento da usina é de cerca de R$ 100 milhões por ano.

A usina de Montes Claros custou R$ 95 milhões e a capacidade de 57 milhões de litros de biodiesel por ano representa 33% da necessidade de consumo de B3 (3% de biodiesel no diesel comercializado) do estado de Minas Gerais. A unidade entrou em operação em janeiro, quando fez sua primeira entrega, e já produziu 3 milhões de litros de biodiesel. Em leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em março, a usina vendeu toda sua produção para entrega nos próximos três meses.