A Petrobras estuda investir na Raízen, joint venture da Cosan (CSAN3) com a Shell. A petroleira estaria avaliando diferentes alternativas para esta aquisição, como a compra de ativos ou a entrada como sócia.
A decisão que marcaria a volta da Petrobras ao setor de etanol deve sair até o fim de 2025, segundo o jornal O Globo (leia aqui a íntegra da notícia).
Raízen e o Mercado de Etanol
A Raízen é uma das maiores produtoras de etanol de cana-de-açúcar do país e a única no mundo a produzir o etanol de segunda geração em escala comercial, com 29 usinas. A empresa também atua na distribuição de combustíveis, operando a marca Shell no Brasil, Argentina e Paraguai, com mais de 8 mil postos.
O objetivo da Petrobras é se tornar relevante no mercado de etanol até 2029. Entretanto, a petroleira precisa fazer isso sem violar a cláusula de não competição com a Vibra (antiga BR Distribuidora) no setor de distribuição.