Mercado

Petrobras anuncia que não investirá no etanolduto em 2013

img3992

A construção do etanolduto no Centro-Sul do Brasil não contará mais com a participação da Petrobras, que desistiu de investir no projeto bilionário em 2013. A informação foi confirmada pela Cosan, gigante do setor sucroenergético nacional, que assim como a Petrobras detém 20% da Logum Logística, empresa criada em 2011 para desenvolver e operar o sistema.

O etanolduto foi lançado em Ribeirão Preto (SP) pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 23 de novembro de 2010.

Na época, eram previstos investimentos de R$ 7 bilhões, oferecendo aproximadamente 1,3 mil quilômetros de extensão e atravessando 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Refinaria de Paulínia (Replan), em Paulínia (SP). A obra teria capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano.

Além da Petrobras e Cosan, o projeto conta com investimentos das empresas Odebrecht, Copersucar, Camargo Corrêa e Uniduto.

Indefinições

A Logum Logística nega que a decisão da Petrobras possa gerar atrasos ou cancelamento das obras. No entanto, a forma de como o valor deverá ser reposto deve sair apenas em 2013.