
A sétima e última reunião do Grupo Fitotécnico em 2012 aconteceu nesta terça-feira (13/11), quando os participantes debateram as “Intenções de Plantio para 2013”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto.
O pesquisador e coordenador do Grupo, Marcos Landell, foi um dos palestrantes, que entre outros pontos, indicou que os produtores estão adotando novas variedades nas lavouras. “Um aspecto importante que temos notado é a presença de um grupo varietal mais moderno na pesquisa de intenção de plantio. Há alguns anos, as variedades tidas como lançamentos compunham cerca de 30% da área de intenção de plantio. Esse ano o percentual chegou a 50%. Acredito que esse seja um indicador de que estamos avançando na adoção da tecnologia”.
Landell cita ainda erros do passado que culminaram na atual situação do setor sucroenergético. Para o pesquisador, é preciso pensar em qualidade ao invés de quantidade. “Nossa expectativa é de os produtores adotem mecanismos tecnológicos, que auxiliem no processo de plantio. Hoje, temos vários produtos no mercado que fazem, por exemplo, a multiplicação rápida e segura das mudas. Estamos falando de não fazer as mesmas loucuras do passado, quando trabalhávamos naquela pressão de plantar, plantar e plantar. Então a ideia é buscar qualidade, fazer o plantio com boas mudas, e principalmente com novas variedades para que possamos incorporar rapidamente os benefícios que oferecem”, explicou.
Para finalizar, o experiente pesquisador acredita que nos próximos anos, ao menos na lavoura, a tendência é que haja uma melhora. “Nossa expectativa é muito boa, queremos sair dos níveis de produtividade apresentados atualmente e ter saltos significativos a partir dessas inovações”.