Mercado

Pesquisa revela substâncias perigosas em ambientes domésticos

O Greenpeace acaba de revelar que a poeira coletada em escritórios e residências de quatro grandes cidades brasileiras, contém substâncias perigosas que podem provocar câncer. Essas substâncias são usadas na fabricação de utensílios domésticos como tecidos, televisões, cosméticos e brinquedos.

A pesquisa “Substâncias Químicas Tóxicas na Poeira de Lares e de Ambientes de Trabalho no Brasil”, da Campanha Veneno Doméstico do Greenpeace, analisou também substâncias de gabinetes de deputados federais e senadores e no prédio do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

Um recente estudo de universitários da Unifran, revelou também que os ambientes contém gases provenientes de produtos utilizados em uso doméstico, como água sanitária, ceras, desinfetantes, entre outros. “Minha mãe sempre passa mal quando utiliza água sanitária para desinfetar o banheiro. Ela tem alergia respiratória e foi orientada pelo médico a utilizar uma máscara protetora ou deixar de usar este produto em ambiente fechado”, explica a pesquisadora, Andréia Moreira.