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Pesquisa da IBM mostra que parte do setor é avesso a mudanças

Uma pesquisa feita pela IBM Business Consulting Services, braço da IBM, mostra que parte dos empresários sucroalcooleiros ainda é um pouco avesso a mudanças.

Feita entre outubro e dezembro do ano passado, a pesquisa abordou 40 grupos de açúcar e álcool, que representam 82 usinas do Centro-Sul. Segundo o executivo da IBM, Renato Gennaro, um dos coordanadores do projeto, foram entrevistados os principais executivos das usinas do setor. O resultado do trabalho será divulgado amanhã, durante o seminário de açúcar e álcool, organizado pela Procana Informações e Eventos.

Gennaro destaca na pesquisa que a maioria dos empresários entrevistados dá importância ao crescimento do negócio, seja em área plantada ou em produção. Eles consideram os investimentos em melhoria da produtividade das lavouras e o saneamento financeiro como principais metas.

Segundo Gennaro, em época de crise de super oferta de cana os empresários deveriam correr atrás de alianças e parcerias estratégicas. Outro fator importante não muito abordado pelo setor é a melhoria do processo de comercialização de açúcar e álcool.

Na opinião de Júlio Maria Martins Borges, diretor da Job Economia e Planejamento, o setor seguiu um modelo de venda da produção para o governo até a década passada, tirando a responsabilidade da comercialização das mãos das usinas.

Para Gennaro, muitas empresas que não investem em gestão profissionalizada poderão ser absorvidas por outras, com posicionamento mais estratégico no mercado. Segundo ele, é inevitável a concentração do setor, com a entrada do capital estrangeiro e fusões envolvendo grupos nacionais.

Para a IBM, o setor tem de estar atento às novas mudanças para se adaptar à realidade de mercado.