Mercado

Pernambuco vai implantar programa de diesel com álcool

O Sindaçúcar e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) assinam até o próximo dia 20 de setembro, um protocolo para pesquisas em diesel etílico vegetal e em duo fuel (combustível duplo). Segundo Geraldina Siqueira, da Press Comunicação, que faz assessoria de imprensa para o Sindicato da Indústria do Álcool e Açúcar (Sindaçúcar/Pernambuco), o acerto aconteceu na semana passada durante reunião do presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, com a representante do Itep, Fátima Brayner. O objetivo final da parceria é a utilização do diesel etílico vegetal, através de auto-consumo, nos caminhões das usinas e a indução do combustível na frota de transporte coletivo do Recife, Já as pesquisas para aplicação do duo fuel visam seu uso nos motores de tratores das empresas do setor sucroalcooleiro.

O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, informa que pode-se, no duo fuel, chegar a um híbrido com um mínimo de 30% de diesel e um máximo de 80% de álcool. Ele lembra que nos anos 80 existiam os motores MWM que utilizavam esse tipo de mistura. “A Carterpilar do Brasil já tem projetos de motores utilizando esse combustível”, completa. No caso do diesel etílico vegetal o objetivo é alcançar uma mistura entre o diesel, álcool e óleo vegetal que proporcione economia e que baixe o nível de poluentes lançados no ar. O Itep e o Sindaçúcar estão estudando a utilização do óleo de mamona para a mistura.

O Itep fará as ligações necessárias entre os parceiros (Sindaçúcar e Itep) e as entidades que possam incrementar e/ou auxiliar nas pesquisas. Entre elas, a universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Nacional de Tecnologia no Rio de Janeiro (INT, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), a Embrapa e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

Cunha informa que o setor sucroalcooleiro pernambucano consome uma média de três litros de diesel por cada tonelada de cana colhida e processada. Como a previsão de safra para este ano é de 16 milhões de toneladas de cana, o consumo do combustível para a atual safra ficará em cerca de 48 milhões de litros. Dados do Sindaçúcar apontam ainda que o País consome 37,6 bilhões de litros de diesel por ano, sendo que o setor sucroalcooleiro nacional é responsável por 2,77% desse consumo, o que corresponde, anualmente, a 1,02 bilhões de litros de óleo diesel.

Banner Evento Mobile