Mercado

Pequenos produtores de cana do Nordeste podem receber ajuda do governo

Na última semana, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em discurso pediu ao governo que conceda subvenção econômica aos pequenos e médios produtores de cana de açúcar do Nordeste, que enfrentam grave crise provocada, entre outras coisas, por baixos preços. Ele ponderou que a ajuda do governo, de R$ 5,00 por tonelada de cana, seria paga diretamente aos produtores. O auxílio não poderia ser concedido à produção própria das usinas ou de seus sócios.

Renan Calheiros informou ter levado ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a sugestão de colocar a subvenção, como emenda, na Medida Provisória 472/09, da qual Jucá é relator. Ele calcula que o auxílio poderá chegar a cerca de R$ 90 milhões, que poderiam ser pagos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), como ocorreu no ano passado.

Segundo ele, sem a intervenção do governo dificilmente o setor poderá se recuperar. “O pequeno e médio produtor está empobrecendo e o resultado é uma drástica queda na produtividade da cana por hectare”, lembra.