Mercado

Pequenos e médios exportadores terão apoio financeiro do governo

As pequenas e médias empresas exportadoras do país receberão apoio financeiro do governo para continuar exportando. O anúncio foi feito ontem pelo ministro interino do Desenvolvimento, Márcio Fortes. “Devemos alocar recursos adicionais para quem comprovar que já está acessando o mercado internacional com êxito”, garantiu.

O ministro interino explicou que a iniciativa será um prêmio medido pela performance das empresas, pela sua seriedade e pela participação no mercado internacional e faz parte dos incentivos às exportações anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos ver o que a empresa exportou no ano anterior e vamos dar um acréscimo”, afirmou.

Ele explicou que muitas vezes essas empresas não conseguem mais obter contrato de crédito recíproco e precisam pegar capital de giro para produzir mais. “Vamos usar essa capacidade de acesso aos mercados e seus eventuais contratos como forma de justificar esse apoio perante os bancos, já que muitas vezes os bancos precisam de garantias”, acrescentou.

A decisão do governo foi anunciada ontem, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro Inmetro/Firjan para Pequeno e Médio Exportador. O encontro foi o primeiro realizado depois da assinatura do acordo dos países do Mercosul para utilização do programa “Alerta Exportar” do Inmetro, para ajudar o exportador a identificar barreiras técnicas. (Fonte: Agência Brasil)