Mercado

Participação do etanol global vai atingir 5,9% em 2015

O consumo de etanol, puxado pela alta dos preços do petróleo e pelos subsídios governamentais para os produtores, responderá por 5,9% do mercado mundial de gasolina até 2015, segundo a empresa de pesquisa F.O. Licht.

O etanol respondeu por 3,5% do mercado de gasolina em 2007, informou Christoph Berg, diretor-executivo da F.O. Licht. A participação de mercado do etanol subirá para 6,3% até 2020, com base nas tecnologias utilizadas atualmente.

O etanol está sendo usado como alternativa aos combustíveis refinados a partir do petróleo bruto, cujo preço subiu e alcançou o recorde de mais de US$ 96 por barril na semana passada. O biocombustível também se beneficiará do aumento da produtividade gerado pela implantação de melhorias tecnológicas e pela migração para matérias-primas mais baratas, como a cana-de-açúcar e a beterraba.

Mesmo assim, os altos preços das matérias-primas como grãos e oleaginosas, além da redução dos preços dos combustíveis gerada pelo aumento dos estoques de biocombustíveis, espremeram as margens de lucro dos produtores de etanol.

Banner Evento Mobile