Mercado

Participação do bicombustível nas vendas sobe para 65,8 pct

Os veículos bicombustíveis, movidos a álcool e/ou gasolina, ampliaram para 65,8 por cento sua participação nas vendas totais de carros novos em setembro no Brasil, informou nesta quinta-feira a Anfavea, que reúne as montadoras no país.

No mês passado, a associação registrou vendas de 91.210 unidades bicombustíveis, uma alta de 0,96 por cento na comparação com agosto, quando foram comercializadas 90.340 unidades, e de 152 por cento em relação a setembro de 2004, que registrou vendas de 36.046 veículos.

As vendas de veículos movidos apenas a gasolina ficaram em 38,4 mil unidades em setembro, ante 47 mil em agosto e 87,5 mil carros em setembro de 2004. A participação dos carros a gasolina no total de vendas caiu para 27,7 por cento.

Com os novos dados, os bicombustíveis também lideram em participação nas vendas no acumulado dos nove meses de 2005, com 47,5 por cento do total (carros a gasolina possuem participação de 46 por cento, com o restante ficando para diesel e veículos somente a álcool).

Em janeiro de 2005, as vendas de bicombustíveis representavam apenas 26,9 por cento do total, enquanto os movidos somente a gasolina detinham participação de mais de 70 por cento no mercado.

As vendas de veículos conhecidos como flexíveis no acumulado do ano somam 562,7 mil unidades, contra 328,4 mil em todo o ano passado.

O aumento da participação dos flexíveis nas vendas totais é um fenômeno esperado pelo mercado, tanto pela maior atratividade destes veículos junto ao consumidor, que pode optar por abastecer apenas com álcool, que custa menos da metade da gasolina, como pelo movimento da indústria de produzir apenas um tipo de motor, por motivos de custos.