Mercado

Parceria facilita exportação de álcool para a Europa

Uma parceria firmada no início do ano, entre a Rural Trading e a empresa Alcoolgel, de Ibaté (SP) tem proporcionado embarques de álcool em gel em embalagens de 185 gramas e álcool anidro em containeres, principalmente para países da Europa.

Até o final do ano, a Alcoolgel espera enviar, através da Trading cerca de 1 milhão de euros/ mês de produtos derivados do Álcool para o exterior. Somente no mês de abril, as duas empresas enviaram, através do porto de Santos, 100 toneladas do produto para a Bélgica.

Segundo a assessoria de imprensa da Trading, este tipo de parceria na exportação de produtos com valor agregado tem possibilitado à Rural Trading, prever um crescimento de 200% em 2004, faturando U$ 150 milhões com importações e exportações.

Utilizado principalmente como desinfetante hospitalar e também na hotelaria, a expectativa da Alcoolgel é exportar um milhão de toneladas do produto por mês. “A conquista de mercados externos nos permite vender nosso produto a um valor bastante significativo, cerca de U$ 1,50 se já levarmos em conta a embalagem”, afirma João Batista Sayão, diretor da Alcoolgel.

Modelo japonês – Para se diferenciar no mercado a Rural Trading vem adotando um modelo de atuação semelhante ao utilizado pelas grandes trandings japonesas. A Trading se responsabiliza por todo o processo que vai da saída da mercadoria da empresa exportadora até a chegada do mesmo ao mercado de destino, o chamado door to door delivery. O produtor só se responsabiliza pela produção e qualidade do produto. A Trading acompanha o transporte, a logística, os seguros necessários neste tipo de operação, além de fazer a análise de risco das empresas importadoras.

Segundo o diretor geral da Rural Trading, Marcus Pratini de Moraes Filho, a empresa tem procurado alternativas para as exportações de commoditties, além de abrir crédito para os pequenos e médios empresários, que têm dificuldades em adquirir essas linhas para a exportação de seus produtos.

A previsão é de que diversas outras operações sejam estruturadas até o fim do primeiro semestre e a Trading deve registrar um volume de negócios com o produto, no montante de 5 milhões de Euros em 2004, de acordo com Pratini de Morais e Rodrigo Poço, Diretor Operacional da Trading.