Mercado

Paraná projeta maior produção desde 1998

O Paraná projeta registrar na atual safra a maior produção de álcool dos últimos cinco anos. Segundo previsão da Alcopar – Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná, o volume deve chegar a 1,1 bilhão de litros em 2003, ou 12% acima dos 978 milhões de litros registrados no ano passado. O recorde anterior foi verificado na safra de 97/98, quando as usinas colocaram R$ 1,3 bilhão de litros no mercado.

Depois do declínio do setor no Paraná, provocado pelo longo período de crise verificado entre 1997 e 1999, e também a forte geada que destruiu grande parte dos canaviais no ano seguinte, a expansão da atividade sucroalcooleira no estado vem sendo retomada nos últimos anos. A área cultivada com cana cresceu 13,65% em dois anos, para 333 mil hectares nesta safra. Como conseqüência, a produção de matéria-prima cresceu 23,66% nesse período. O setor gera atualmente 70 mil empregos diretos em 136 municípios paranaenses, segundo a Alcopar.

No ano passado, a produção de açúcar bateu recorde histórico no Paraná, atingindo 1,468 milhão de toneladas. A expectativa é chegar ao fim deste ano com uma produção estimada em 1,568 milhão de toneladas de açúcar, volume 6,78% superior ao registrado na safra anterior. Desse volume, pelo menos 70% devem ter como destino a exportação, principalmente para a Rússia.

Leia matéria sobre as novidades do setor no Paraná na edição de outubro do JornalCana.

Banner Evento Mobile