Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan, pilotava Kart nos anos 60 e chegou a competir com Émerson Fittipaldi
A Esso, controlada pelo grupo Cosan, está na disputa para ser o principal patrocinador do Flamengo, time de futebol que tem a maior torcida do Brasil. O interesse da Cosan, presidida pelo empresário Rubens Ometto, torcedor do Santos, é dar projeção nacional à marca Esso, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país. A distribuidora é a patrocinadora oficial da Stock Car desde o início desta atual temporada.
O Flamengo negocia o patrocínio em sua camisa por um contrato de pelo menos um ano. Não interessa ao clube patrocínios pontuais. Além da Esso, outras quatro companhias estão na disputa, informou uma fonte do clube carioca ao Valor. “Recebemos uma proposta bem interessante para este último jogo no domingo. O mesmo patrocinador iria também fazer o mesmo no Corinthians, mas esse tipo de proposta não é interessante para nós”, disse Ricardo Hinrichsen, diretor-executivo de marketing do clube.
A Petrobras, que completaria 25 anos em 2009 como patrocinadora exclusiva do Flamengo, não renovou o contrato. Um dos motivos é que a estatal brasileira exige certidões negativas de débito.
O contrato em negociação prevê a mesma exclusividade da Petrobras, que estava presente em todo o uniforme ou patrocínio frente e verso, sem a marca nas mangas e no calção. Se renovasse o contrato, a Petrobras desembolsaria R$ 14 milhões. “Negociamos um valor superior a esse com outras companhias”, disse Hinrichsen.
Também não há definição oficial sobre qual será o fornecedor de material do clube depois de junho, quando termina o contrato com a Nike. Em 2008, o Flamengo anunciou a rescisão do acordo com a Nike para substituí-la pela Olympikus, que pagaria R$ 21 milhões por ano, ou quase três vezes mais que a antecessora. A Nike reverteu na Justiça a rescisão anunciada pela diretoria flamenguista.
Para a Esso, o patrocínio do Flamengo dará uma grande visibilidade para a quinta maior distribuidora de combustível do país. A empresa foi adquirida pelo grupo Cosan no ano passado. Procurada, a companhia sucroalcooleira não comenta o assunto. Com cerca de 1,5 mil postos de combustíveis no país, a Esso já começou a fazer mudanças em suas bandeiras dos postos, deixando-as mais modernas.
Desde o início da temporada de 2009 da Stock Car, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, por meio das marcas Esso e Mobil, é a nova fornecedora oficial de combustíveis e lubrificantes do campeonato. O contrato foi assinado com a Vicar Promoções, realizadora do evento, que prevê fornecimento exclusivo desses produtos para todas as equipes por pelo menos três anos, em todas as modalidades – Copa Nextel Stock Car, Copa Vicar e Pick-Up Racing. A Cosan desbancou a Petrobras e a Texaco, antigas fornecedoras da categoria.
A paixão por carros era um dos hobbies da família Ometto. Rubens Ometto e seu irmão Celso disputaram e ganharam nos anos 60 corridas de kart, na mesma época que o bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi também dava suas aceleradas nesta categoria.