O Paquistão emitiu uma proposta para comprar 50.000 toneladas métricas de açúcar refinado, declarou a empresa Trading Corp. Of Pakistan, ou “TCP”, em uma declaração, nesta quarta-feira.
Empresas pré-qualificadas que se interessarem devem enviar suas ofertas até o dia 29 de abril.
Esta é a sexta oferta de importação feita pela TCP em 2006. Uma outra proposta de importação está programada para o dia 22 de abril.
Desde fevereiro, a TCP foi contratada para comprar 225.000 toneladas de açúcar refinado.
No ano passado, o governo do Paquistão importou 200.000 toneladas de açúcar para construir um estoque e estabilizar os preços internos. Os comerciantes locais informaram que muitas importações de açúcar deverão ser realizadas neste ano por importadores pessoais para cobrir a grande “oferta e procura”.
De acordo com um relatório recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a produção de cana-de-açúcar no Paquistão está prevista para 46 milhões de toneladas, abaixo dos 47 milhões produzidos na última estação.
A baixa no retorno da cana-de-açúcar vem incentivando os agricultores a optarem pela alternativa das culturas de “alto valor agregado”, tais como o trigo, dizia o relatório.
A produção doméstica de açúcar refinado nesta safra, está estimada em 2.89 milhões de toneladas, contra a necessidade de 3.8 milhões de toneladas, disse o relatório.
Por Imran Maqbool, Dow Jones Newswires