Associados da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) assinam hoje (10), às 11h30, o Protocolo Agroambiental que prevê a antecipação dos prazos para o fim das queimas nos canaviais do Estado de São Paulo. O evento será realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
O Protocolo Agroambiental foi lançado em junho do ano passado e já conta com a adesão das usinas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O documento determina a antecipaçao dos prazos para o fim da queima para áreas mecanizáveis até 2014. Para as não-mecanizáveis, o limite é 2017. Já para as áreas novas é permitida somente a colheita mecanizada.
Durante o evento de hoje, serão apresentados os resultados da queima de palha de cana-de-açúcar nas duas últimas safras, assim como a situação da mecanização nos canaviais. As áreas totais de queima em 2006 e 2007, além da mecanização nos canaviais, serão mostrados a partir de mapas elaborados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O evento contará com a particiápação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio, do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, do presidente da Unica, Marcos Jank, e do presidente da Orplana, Ismael Perina Júnior. A Orplana representa 13 mil fornecedores do setor sucroalcooleiro.