Mercado

Organização intensifica divulgação da II Sucroálcool Nordeste

A I edição da Sucroálcool Nordeste (Feira Internacional de Máquinas, Produtos e Serviços para o Setor Sucroalcooleiro), que foi realizada de 23 a 26 de novembro do ano passado, em Olinda (PE), despertou a atenção da mídia e teve repercussão em veículos de imprensa de todo o Brasil. Desde que foi lançada, no final de 2003, a Feira mereceu destaque em mais de 70 reportagens, divulgadas em jornais, revistas, redes de TV, emissoras de rádio e agências de notícias da Internet – ao todo, 40 meios de comunicação publicaram informações sobre o evento.

A divulgação abrangeu veículos nacionais e até regionais – o jornal Agora Sertãozinho, veiculado no grande pólo sucroalcooleiro regional, pautou várias matérias sobre a Feira. Na semana do evento, veículos de Alagoas e Pernambuco – como os jornais Tribuna de Alagoas, Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco – ofereceram ampla cobertura à Sucroálcool.

A Feira também mereceu espaço nos veículos especializados no setor sucroalcooleiro. Os jornais Paraná Açúcar&Álcool e Conexão Cana, e a Revista Visão da Agroindústria participaram do evento com estandes. Também estiveram no Centro de Convenções de Pernambuco representantes da Procana e da revista IdeaNews.

Seguindo uma tendência mundial, o grande destaque foi a divulgação através da Revista Alcoolbrás, do Grupo Valete, também promotor da Sucroálcool. A publicação dedicou durante todo o ano de 2004 espaços generosos para reportagens sobre o evento. “Isso já acontece com várias feiras no mundo. Quem tem um veículo de comunicação, possui uma ferramenta a mais para divulgar o seu evento”, observa o diretor da Valete Marketing & Eventos, Waldir Rodrigues Freire.

Marketing

Para atrair um público qualificado para a segunda edição do evento, que será realizado de 22 a 25 de novembro em Maceió, a Valete, além de intensificar o trabalho de assessoria de imprensa, está executando um estratégico trabalho de marketing, que abrange outdoors, propagandas em jornais de Sertãozinho e do Nordeste e publicidade em veículos especializados, além de envio de mala direta e folders eletrônicos.

A divulgação também será realizada através de palestras em eventos, principalmente os promovidos no Nordeste. “A nossa intenção é consolidar a marca Sucroálcool nas usinas, para atrair técnicos, gerente e diretores ao evento no final do ano”, explica a gerente comercial da Valete, Fabíola Taraskevicius.

A II Sucroálcool Nordeste já foi oficialmente lançada e conta com o apoio das principais representações do setor sucroalcooleiro de Alagoas e o governo estadual, por meio das Secretarias Executivas da Indústria, Comércio e Serviços, da Cédula de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura.

A organização prevê que a segunda edição aumente o número de expositores. De 70 no ano passado, as primeiras estimativas apontam para cerca de 150 empresas participantes