Mercado

Operação contra sonegação retém 13 caminhões que transportavam álcool em PE

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco reteve durante o dia de ontem 13 caminhões carregados com álcool hidratado que trafegava nas rodovias estaduais sem as notas que comprovavam o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido diretamente nas usinas e destilarias. As cargas retidas e liberadas mediante o pagamento do imposto totalizaram cerca de 390 mil litros. A arrecadação obtida com os treze caminhões foi de R$ 29 mil.

A operação de ontem marcou o início da nova sistemática do fisco estadual para combater a evasão fiscal no setor de combustíveis, estimada em R$ 19,2 milhões/ano. Dois postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife (RMR) também foram interditados. As duas revendas não conseguiram provar a origem de cerca de 15 mil litros de álcool destinados à comercialização.

Até o final da tarde de ontem cerca de 35 caminhões haviam sido vistoriados nos postos de controle da RMR. Seis barreiras foram montadas exclusivamente para a operação, enquanto outros seis postos de controle são fixos. Cerca de 50 auditores estão participando das operações que devem durar 60 dias.