Mercado

ONS elege novo Conselho no final do mês

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passará por uma reformulação em seu Conselho de Administração no final de agosto, anunciou há pouco o diretor geral do órgão, Mário Fernando de Melo Santos.

Com a mudança, o número de membros do Conselho cai de 18 para 15 representantes, sendo 5 de consumidores (um dos livres), 5 de empresas geradoras de energia, 4 de companhias de transmissão e um do Governo Federal.

Entre as novidades da nova estrutura está a revisão na participação do representante governamental, que passará ter direito a voto nas assembléias, mas perderá o direito a veto.

Outra modificação, adianta Santos, é que os conselheiros passarão a ter mandato fixo de dois anos. Segundo ele, a atuação do órgão será avaliada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio de indicadores técnicos de eficiência.

Além disso, a diretoria executiva não mais precisará de autorização do Conselho da ONS para enviar sugestões de mudanças à agência reguladora. “O Operador terá mais autonomia e integração para atuar maior agilidade na correção de problemas do sistema “, avalia.

Mário Fernando de Melo Santos participou do 6º Encontro Nacional de Energia e Eletricidade (Enercom), no hotel Sofitel, em São Paulo.