Mercado

Ônibus movido a biodiesel já circula no Rio de Janeiro

O primeiro ônibus urbano movido a mistura de biodiesel do Brasil, fará a linha 121 (Central-Copacabana), na cidade do Rio de Janeiro. O veículo Volkswagen pertence à Real Auto Ônibus e faz parte do projeto piloto do programa Riobiodiesel, criado pelo Governo do Estado do Rio em parceira com empresas privadas e entidades de ensino e pesquisa.

Coordenado pelo Governo Federal o Riobiodiesel é parte do Programa Nacional de Teste com Misturas de Biodiesel e envolve todos os estados brasileiros. O objetivo é comprovar a eficiência da adição do biodiesel, um produto obtido a partir de óleos vegetais e álcool, ao diesel convencional que move o transporte de carga e passageiros no País.

Este é o primeiro de três veículos que atenderão exclusivamente a linha 121 e estarão rodando até o final de fevereiro. Todos os ônibus receberão motores MWM-International e sistemas de injeção de combustível Bosch, e realizarão testes em laboratórios.

O Riobiodiesel é parte do Programa Nacional de Testes com Mistura de Biodiesel, coordenado pelo Governo Federal e que envolve todos os estados brasileiros. O objetivo é comprovar a eficiência da adição do biodiesel, um produto obtido a partir de óleos vegetais e álcool, ao diesel convencional que move o transporte de carga e passageiros no Brasil.

O biodiesel fabricado pela Coordenação dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e analisado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), é misturado ao diesel fornecido pela Shell Brasil. Depois, o biodiesel é armazenado em tanques na garagem da Real Auto Ônibus, sob o acompanhamento da Shell. O veículo rodará uma média diária de 240 quilômetros em reais condições de uso, numa rota de trânsito intenso e de grande procura pelos passageiros, utilizando uma mistura de 95% de diesel comum e 5% de biodiesel.

Banner Evento Mobile