O Consulado Geral Britânico do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, a Society for Underwater Technology e o UK Brazil Centre of Ocean Engeneering vão discutir na próxima segunda feira no Rio de Janeiro, a viabilidade da exploração das ondas marítimas para geração de energia. No seminário, será apresentado o projeto final da primeira usina geradora de energia por meio das ondas da América do Sul, que tem 500 quilowatts (KW) de capacidade instalada.
A usina, que será instalada no porto de Pecém (CE), contará com 20 módulos de geração. Os dois primeiros módulos, que somam 50 kW, serão inaugurados até dezembro e financiados pelo governo do Ceará. A licitação para a construção da usina, segundo a Coppe, será realizada em março.
A apresentação do projeto da usina, cujos estudos receberam financiamento da Eletrobrás, será feita pelo professor da Coppe Segen Estefen. Está prevista a participação, no evento, do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, do presidente da Eletrobrás, Aloisio Vasconcelos, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim. O seminário acontecerá no auditório da Coppe- UFRJ.