Mercado

Olho D"Água investe em turbogerador

A Usina Olho D’ Água, responsável pela maior moagem individual do estado de Pernambuco, investiu cerca de R$ 17,5 milhões na safra passada como forma de melhorar ainda mais os seus índices para a safra 2003/2004. Para este período, a usina está destinando cerca de R$ 2 milhões na implementação de um novo turbogerador com capacidade para 10 MW.

“A aquisição do turbogerador é necessária para melhorarmos a capacidade de geração e cogeração. No ano passado, como instalamos uma unidade de refino de açúcar e investimos em barragens e sistemas de irrigação, a nossa capacidade energética caiu um pouco. Agora vamos voltar a ter um excedente de energia”, justifica o assessor da diretoria da Usina Olho D’Água, Alcemilton Sabino Maciel.

Segundo ele, a comercialização de energia, que em 2001 oscilou entre 1,5 mil MW e 2,5 mil MW/mês caiu significativamente em 2001 por conta da utilização de energia para outras necessidades da empresa. Agora vamos voltar a oferecer energia”, afirma. Os investimentos realizados na última safra possibilitaram a construção de uma barragem com capacidade para 21 milhões de metros cúbicos de água e a aquisição de equipamentos para irrigação como canhões de aspersão.

A área coberta pelo novos sistema de irrigação chega a 5,6 mil hectares. Com isto, a usina passa a ter 12 mil – de um total de 18 mil hectares – completamente irrigados. A unidade, que moeu cerca de 1,4 milhão de toneladas de cana, espera elevar este volume pra algo entre 1,5 milhão e 1,55 milhão de toneladas na próxima safra.

Banner Evento Mobile