Mercado

Óleo de cozinha vira biodiesel

Foi-se o tempo em que o óleo saturado, aquele que já foi utilizado na fritura de alimentos, tinha como fim apenas a produção de sabão, tinta, cosméticos ou detergentes. Depois de cinco anos de estudos, uma equipe do curso de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) começou a produzir biodiesel à base de óleo de soja usado.

Segundo o professor Nei Hansen de Almeida, que lidera a equipe e é diretor do curso de Engenharia Química da PUCPR, o biodiesel desenvolvido possui uma série de vantagens ecológicas, por utilizar em todo o processo matéria prima renovável de produto vegetal, que causa menos poluição ao meio ambiente.

Almeida explica que, o biodiesel é produzido por um processo denominado Transesterificação. O óleo saturado é filtrado e então é misturado com álcool etílico e com dois catalisadores (soda cáustica e ácido acético, respectivamente). As reações formam o éster etílico (produto que constitui o biodiesel) e a glicerina como produto secundário, que é separada. O professor da PUCPR salienta ainda que a consistência do biodiesel é 100% equivalente ao rendimento do diesel de petróleo, entretanto, a matéria prima principal do biodiesel tem valor quase que irrisório (por exemplo, o óleo saturado utilizado pela equipe da PUCPR é doado por uma confeitaria de Curitiba).

Avaliação

O biodiesel derivado do óleo usado já está sendo testado em um trator Agrale Yanmar 1055-DT na Fazenda Experimental Gralha Azul, no município de Fazenda Rio Grande (na Grande Curitiba). De acordo com Almeida, o motor não precisou passar por qualquer modificação, adaptando-se bem à mistura de 10% de biodiesel e 90% de diesel comum – que é denominada B10. “Não houve redução de desempenho do veículo”, garante o professor da PUCPR. Ele destaca ainda que o biodiesel aumenta a vida útil dos propulsores por ser mais lubrificante. Vale lembrar que o governo federal já liberou o uso de 2% de biodiesel ao diesel comum (B2). No Paraná, esta mistura ainda não está disponível nos postos de combustível.