Mercado

OIA reduz estimativa para excendente mundial de açúcar

Em relatório divulgado ontem (27), a Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) reduziu sua estimativa para o excedente mundial de açúcar na safra 2007/08. A organização prevê que a produção supere o consumo em 9,309 milhões de toneladas, contra projeção anterior de 11, 206 milhões de toneladas.

De acordo com dados da ISO, a economia mundial do açúcar está enfrentando sua segunda safra seguida com grande diferença na relação entre a produção e o consumo mundial. Entretanto, a organização espera um melhor equilíbrio mundial na relação entre a demanda e o fornecimento, mas ainda com um excedente comercial na próxima safra, que irá começar em outubro desse ano.

Quanto à oferta de açúcar, a grande correção feita foi em relação a India. De acordo com estudos baseados em ações do último governo e expectativas produtivas do país, a projeção para a produção indiana foi diminuída em 3,25 milhões de toneladas, para 29,9 milhões toneladas nesta safra.

Essa previsão de decréscimo na India é parcialmente compensada pelo aumento significativo previstos para as produções da UE-27 (+580 mil toneladas), do Brasil (+575 mil toneladas), da Tailândia (+200 mil toneladas) e de Cuba (+100 mil toneladas). Em relação às projeções de demanda, a ISO explica que “apenas pequenas revisões foram introduzidas”.

Já as previsões para o mercado de etanol são bastante otimistas. A ISO assinala que a produção global de álcool, assim como seu consumo, irá subir consideravelmente em 2008, para cerca de 66 bilhões de litros. Nesse sentido, o relatório atesta que o consumo no Brasil irá continuar robusto por conta das vendas de veículos flex-combustível.

O relatório destaca que, devido à desvalorização do dólar norte-americano frente a moeda brasileira, ao dólar australiano e ao euro, o aumento dos preços no mercado mundial têm sido atenuado para estes países.