Mercado

Oficina discute cenários da expansão da cana no Nordeste

Especialistas em cana-de-açúcar, dirigentes de usinas de açúcar e etanol, gestores públicos e pesquisadores da Embrapa se reúnem em Maceió (AL) na quinta e sexta-feira, 27 e 28, para a oficina “Cenários de expansão da cultura da cana de açúcar no Nordeste Brasileiro”.

O encontro acontece no Hotel Ponta Verde, na orla marítima da capital alagoana, e é promovido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O principal objetivo é discutir e construir os cenários de expansão da cultura da cana-de-açúcar na região Nordeste.

A oficina integra os planos de ação voltados para impactos e cenários da cultura da cana em áreas tradicionais e de expansão. Os planos fazem parte do projeto em rede liderado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros “Produção Sustentável da Cultura da Cana-de-açúcar para Bioenergia em Regiões Tradicionais e de Expansão no Nordeste e Norte do Brasil”.

O projeto envolve sete Unidades Descentralizadas da Embrapa e tem a parceria de órgãos federais estaduais, além universidades de todas as regiões e centros de pesquisa nacionais e internacionais.

Com a participação na discussão do setor produtivo, da pesquisa tecnológica e dos entes de governo, os organizadores esperam ter uma visão realista da expansão da cultura sucralcooleira no Nordeste. As discussões acontecem em forma de grupos de trabalho, e as conclusões de cada grupo serão apresentadas a todos os participantes para validação.