Mercado

Oferta de ações de produtor de etanol atrai forte interesse nos EUA

O primeiro produtor de etanol a realizar oferta pública de ações este ano nos Estados Unidos recebeu uma forte resposta dos investidores. As ações da VeraSun Energy Corp. abriram hoje a US$ 28 na bolsa de Nova York (Nyse), 22% mais que o preço inicial oferecido, de US$ 23.

Um total de 18,25 milhões de ações foram vendidas a preços maiores que o esperado. Do total, 7,25 milhões de ações foram vendidas por investidores privados da companhia.

A VeraSun, sediada em Brookings, Dakota do Sul, é a segunda maior fabricante de etanol dos Estados Unidos, atrás da Archer-Daniels-Midland (ADM). Mais dois fabricantes de álcool devem fazer ofertas públicas de ações neste ano: Hawkeye Holdings Inc. e Aventine Renewable Energy Holdings Inc., terceiro e quarto colocados no ranking de produtores, respectivamente.

O interesse dos investidores na indústria de etanol tem aumentado desde o ano passado, quando a disparada dos preços do petróleo e da gasolina tornou a produção de álcool economicamente viável. Além disso, a proibição do aditivo MTBE em vários estados americanos abriu espaço para sua substituição por etanol. As ações da ADM subiram 80% desde o ano passado diante do otimismo que tomou conta do setor. As ações da Pacific Ethanol Inc., de Fresno, na Califórnia, quase dobraram nos últimos 12 meses.

A Associação dos Combustíveis Renováveis (RFA) dos EUA estima que a produção de álcool no país deve aumentar para cinco bilhões de galões este ano, um bilhão mais que em 2005. Até 2012 o volume deverá atingir 7,5 bilhões de galões. As informações são da Dow Jones.