ENTREVISTA – Antonio de Padua Rodrigues
Para o diretor técnico da Unica — União da Indústria de Cana-de-açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, nesta safra 2016/17, as usinas precisarão contar com trabalho da equipe e preparação para as alterações climáticas, para garantir o sucesso da empreitada. Ele deu a seguinte entrevista ao JornalCana:
JornalCana — Quais os desafios do setor para a safra que está começando?
Antonio de Padua Rodrigues — Embora o clima esteja altamente favorável ao desenvolvimento da planta, os maiores desafios de muitas empresas é a falta de água, o que pode fazer com que não plantem no começo da safra. Também deve- se levar em conta o florescimento preocupante em algumas regiões, que pode afetar na qualidade da matéria-prima. Sem contar o efeito El Niña que também deve afetar o desenvolvimento e a colheita nesta safra.
É possível antever números exatos de produtividade?
Não. As empresas estão aproveitando o momento atual da colheita com a produtividade que está melhor do que o ano passado, mas com a perspectiva de que não pode ter os números planejados. Elas vão enfrentar um canavial cada vez mais envelhecido, e precisam tomar a frente em novos investimentos, como: reforma do canavial, boa manutenção e busca por novas tecnologias.
Leia entrevista completa clicando aqui.