Investimentos

O setor bioenergético como vetor do desenvolvimento econômico em Alagoas

Oportunidades para o segmento foram destacadas em encontro, que reuniu 250 participantes, incluindo autoridades governamentais e 150 investidores

Pedro Robério (5º da esq. p/ dir.), presidente do conselho da NovaBio durante
painel do Invest Alagoas (Foto: Marcos Oliveira/ Agência Alagoas)
Pedro Robério (5º da esq. p/ dir.), presidente do conselho da NovaBio durante painel do Invest Alagoas (Foto: Marcos Oliveira/ Agência Alagoas)

A agroindústria canavieira, além de sustentável, é um dos principais polos geradores de emprego e renda em Alagoas. A importância da produção bioenergética alagoana para o desenvolvimento econômico do estado nordestino foi destacada pelo presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Pedro Robério de Melo Nogueira, durante a primeira edição do Invest Alagoas, evento realizado na quinta-feira (13), no espaço 033 Rooftop, em São Paulo – SP.

O Invest Alagoas foi idealizado pelo governo de Alagoas para atrair investimentos em consequência de recentes avanços econômicos e sociais naquele estado. O encontro reuniu 250 participantes, incluindo autoridades governamentais e 150 investidores. Paulo Dantas, governador de Alagoas, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, marcaram presença.

“Participei do painel ‘Distribuição, Comércio e Indústria’, que teve como moderador o secretário de Governo do Estado de Alagoas, Vitor Pereira, além de executivos da iniciativa privada. Reforcei o papel do setor sucroenergético na movimentação da economia alagoana e como indutor da inclusão socioeconômica”, afirma o presidente do Conselho da NovaBio.

Pedro Robério, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), ressalta que nos últimos anos, o segmento canavieiro de Alagoas vem apresentando expressivo aumento na fabricação de etanol, açúcar e bioeletricidade graças à adoção de inovações tecnológicas, entre as quais avançados sistemas de irrigação. Para o executivo da NovaBio, estes são fatores que promovem a melhoria no ambiente de negócios.

(Esq. p/ dir.) Governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes,
Renan Filho (Foto: Marcos Oliveira/Agência Alagoas)

Na abertura do evento, o governador Paulo Dantas pontuou que a geração de novas oportunidades requer a construção de grandes alianças. “Em nosso Estado, olhamos para a competitividade, para os investidores, para segurança jurídica, institucional e política, e isso nos tornou um dos maiores geradores de emprego do Nordeste e do Brasil. O crescimento do estado promove lucros às empresas e traz melhoria para a população e aos servidores”, concluiu Dantas, segundo reportagem da Agência Alagoas.

Banner Evento Mobile