Mercado

O que é Tecnologia Alternativa? Parte final

Na maioria das 100 unidades Sucroalcooleiras pesquisadas; encontrei efeitos da lei de Murpy “Se alguma coisa pode dar errado, dará errado”, grande gargalo que não deixa aperfeiçoar os processos de produção. Motivos pelos quais os “Murpy(s)” devem ser eliminados desde o inicio, no planejamento industrial. A qualidade e a produtividade “Não se inspecionam, devem ser colocadas nele” más, “Antes de colocá-las deve-se pensar nelas”. Os mercados competitivos nos obrigam a trabalhar com as melhores formas de produção. Fazer como nos produtos japoneses conhecidos por sua precisão e qualidade, onde o conceito de meta e perda zero; nunca estão satisfeitos com serviços aquém da perfeição. Onde o mais simples é fácil de gerenciar e aumenta-se o moral e orgulho de fabricar produtos perfeitos.

Ainda bem que já temos executivos “CanaSauros” que nos incentivam para alcançar os objetivos para a perfeição. Sendo:

Nosso 1° CanaSauro Rex Eng. Roberto Rodrigues PAGINA RURAL 31/07/2008 , sem Doha, Brasil deve buscar acordos bilaterais. Apesar do desempenho favorável do setor nos últimos tempos, a recomendação é o de não deixar de lado a “lição de casa”: “Mais tecnologia, melhor qualidade, rastreabilidade e defesa sanitária, melhor gestão do processo produtivo e certificação de produtos, dando como conseqüência maior valor agregado; logística e infra-estrutura são um gargalo terrível”.

CanaSauro Dr. José Stupiello. JORNAL CANA-março 2005 pág 48; Título: “Principais perdas são as que não se medem” “Hoje, a qualidade intrínseca do produto é uma obrigação, e isto, de maneira geral, já se faz de forma aceitável. O problema, porém, está no gargalo dos custos altos, que precisam ser equacionados com recursos tecnológicos”.

PALESTRA na 8ª CBA ao falar sobre a falta de treinamento para os trabalhadores da área industrial “Há muitos cursos voltados para gerentes e dirigentes, mas curso para quem pega na massa……não existe. Estamos crescendo sem preparar gente”.

CanaSauro Dr. Enrique Amorim. JORNAL CANA Dez 2005 pág 49; Título: “Apenas a pesquisa evitará que o Brasil seja ultrapassado” “Em cinco anos, países que atualmente estão mais atrasados que o Brasil na produção de álcool, como, Canadá, USA, França, Alemanha, Índia e China, poderão estar na nossa frente, pois estão aplicando muito dinheiro em pesquisa e tecnologia, exatamente o que fizemos no inicio do Pro álcool”, concluiu.

NOVAS MUDANÇAS GLOBAIS: Necessitamos utilizar urgente o design Industrial. Por enquanto, em grande parte da América Latina ignora-se a função do design industrial. Na Europa já se repensa o seu futuro direcionado em eliminar os lixos destrutíveis. Tema que relatarei como série “O que é design industrial no setor Sucroalcooleiro?”, que na medida que aumenta a qualidade do açúcar reduz os custos, com conseqüente aumento dos lucros. Faz parte do dever do CanaSauro repassar conhecimentos acumulados e experiência prática para uma nova geração de talentos…

Reynaldo Chavez Rojas é consultor açucareiro internacional

[email protected]