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O que ainda é preciso saber

Junto com a possibilidade de o consumidor escolher entre álcool, gasolina ou a mistura de ambos na hora de abastecer, os flexíveis trouxeram muitas dúvidas. Veja as respostas de especialistas para as perguntas mais comuns sobre o tema. Na estrada é mais vantajoso rodar com gasolina? Cada flexível tem características próprias de desempenho e consumo. Sem considerar a diferença de preço entre álcool e gasolina, pode-se optar por viajar por mais tempo sem necessidade de abastecer, usando gasolina, ou por dirigir de modo mais esportivo e com melhor desempenho em subidas ou ultrapassagens com álcool. Henry Joseph Júnior, diretor da AEA–Associação Brasileira de Engenharia Automotiva Sempre abasteci o meu carro só com álcool. Isso pode causar algum problema ao motor? Não, esses motores foram projetados para funcionar com qualquer quantidade de álcool, gasolina ou a mistura de ambos por toda a sua vida útil. Henrique Pereira, gerente da engenharia de motores da GM Tenho a sensação de que meu carro bicombustível gasta muito. O consumo dos motores flexíveis é maior que o de modelos convencionais? Nos testes em que foi possível comparar o mesmo modelo em versões flexíveis e não flexíveis, não constatamos aumento de consumo dos novos motores. Umfator importante é que, como tem que parar mais vezes para abastecer quando usa álcool, o consumidor tem a falsa sensação de que está gastando mais. Na ponta do lápis, contudo, a economia gerada pelo combustível vegetal é clara. Fábio Ferreira, Gerente de Desenvolvimento da Bosch do Brasil O flexível fica mais potente quando abastecido só com álcool? Em geral sim, já que o álcool tem maior eficiência energética comparado à gasolina. Henrique Pereira Existem filtros específicos – de are combustível–paracarrosbicombustíveis? No caso do filtro de combustível, sim. Como o álcool é mais agressivo que a gasolina, requer um componente especial. Já os filtros de ar são iguais. Roberto Stein, Diretor de Engenharia da Delphi Dizem que o motor consome menos quando se usa gasolina, mas o litro do álcool ainda é mais barato. Qual é a fórmula para economizar mais? Existe um cálculo simples – que pode ser feito no momento de abastecer –para determinar qual é a melhor escolha. Como o motor de um carro flexível gasta em média 30%mais combustível quando abastecido só com álcool do que quando se usa exclusivamente gasolina, deve-se multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior que o preço do álcool, é vantajoso rodar com álcool. Se for igual, independe usar gasolina ou álcool. Roberto Stein A manutenção (sistema de injeção, filtros, etc.) é mais cara nos carros bicombustíveis? Não, o custo é o mesmo que ode motores a gasolina ou álcool. Henrique Pereira É verdade que carros flexíveis poluem mais, já que podem andar com dois combustíveis diferentes? Como qualquer outro veículo, os flexíveis têm que ser homologados antes de serem comercializados e devem atender aos limites regulamentados de emissões de poluentes por toda sua vida útil. No caso específico dos bicombustíveis, os testes são feitos com o carro abastecido só com gasolina, só com álcool e usando uma mistura meio a meio – de álcool e gasolina –, de modo a comprovar que os limites de emissões serão atendidos em qualquer situação. Henry Joseph Júnior Por que alguns bicombustíveis têm potência diferenciada entre álcool e gasolina e outros não? Esta diferença de potência tem muito a ver com o acerto das características de taxa de compressão, comando de válvulas, avanço de ignição e calibração do sistema de injeção. Com o cada fabricante tem procedimentos próprios para esses acertos, que podem ser influenciados por outras variáveis, como características do motor básico e dos componentes de ignição e injeção, entre outros, os resultados em relação ao desempenho podem variar, dependendo do modelo e marca do carro. Henry Joseph Júnior Pretendo viajar pela América do Sul com meu carro flexível. Existe algum risco de danos ao motor se eu abastecer com gasolina sem álcool? Não, o que poderá ocorrer será uma perda de performance se o carro fora bastecido com gasolina de baixa octanagem. Isso porque o sensor de detonação irá trabalhar atrasando o avanço de ignição para proteger o motor da detonação (batida de pino).É recomendável, portanto, ou so de gasolina de alta octanagem, que compensará a inexistência do álcool. Outra dica é não se usar gasolina com chumbo, ainda disponível em alguns países vizinhos, porque esse metal pode danificar de forma permanente componentes da injeção eletrônica. Estar e comendação também se aplica a veículos movidos somente a gasolina. Henrique Pereira.