A Tereos Açúcar & Energia Brasil lançou seu Relatório de Sustentabilidade da safra 24/25. Nele a empresa reafirma o compromisso com a agricultura regenerativa.
Entre os destaques da safra estão o processamento de 20,4 milhões de toneladas de cana, a produção de 1,8 milhão de toneladas de açúcar e 624 milhões de litros de etanol. 67,5% da cana é certificada pelos selos Bonsucro e FSA/SAI.
No campo financeiro, a empresa registrou R$ 1,8 bilhão em Ebitda ajustado e R$ 364 milhões de lucro líquido.
Compromisso com a agricultura regenerativa
O relatório aponta que a agricultura regenerativa tem sido um dos pilares dessa evolução. As ações incluem a adoção de insumos biológicos, aplicação de vinhaça localizada e investimentos em redução do uso de diesel nas operações agrícolas.
Essas práticas contribuem para maior saúde do solo, menor impacto ambiental e ganhos de produtividade. A companhia também se tornou a primeira do setor bioenergético brasileiro a alinhar suas metas climáticas à iniciativa SBTi, incluindo a metodologia FLAG (Florestas, Terra e Agricultura), com metas de redução de emissões nos Escopos 1, 2 e 3 até 2032/33.
Combustível para aviação (SAF)
Outro ponto de avanço foi a conquista de certificações internacionais – ISCC Corsia, ISCC Corsia Plus e ISCC EU – que credenciam a Tereos a fornecer etanol de cana para a produção de SAF. O combustível é considerado essencial para a descarbonização do transporte aéreo global.
“Mais do que um balanço de resultados, este relatório traduz nossa visão de futuro. Sustentabilidade está no centro da nossa estratégia e guia cada decisão que tomamos, do campo à indústria, das pessoas às comunidades”, afirma Felipe Mendes, diretor de Sustentabilidade, Novos Negócios e Relações Institucionais da Tereos.
Com mais de 9 mil colaboradores, a companhia foi reconhecida pelo selo Great Place to Work (GPTW).