Mercado

“O governo não age da mesma forma em assuntos iguais", afirma Perina

img4401

Ismael Perina, presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), é mais um a questionar a forma com que as decisões governamentais envolvendo o setor sucroenergético são tomadas.

Preocupado com o caminho percorrido pelos produtores de cana-de-açúcar em 2012, o representante exemplifica o problema, deixando claro sua indignação. “O governo não age da mesma forma em assuntos iguais. Por exemplo, quando foi preciso baixar o valor da mistura do etanol na gasolina, aconteceu rapidamente. Hoje, na volta dos 25%, surgem vários empecilhos e a assinatura não sai. Isso nos preocupa demais, causa insegurança nos trabalhadores e empresários”.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta segunda-feira (26), em evento na cidade de São Paulo, que torce para que o percentual de 25% de etanol anidro na gasolina volte. “O etanol é uma grande solução, ele tem a cara do Brasil e sou uma das defensoras dele”, afirmou.

Atualmente a mistura é de 20% e, segundo o governo já havia anunciado, pode aumentar assim que a safra permitir um aumento na produção do etanol.