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O fim do tanquinho de gasolina

A Bosch está testando um dispositivo para modelos bicombustível que vai eliminar a necessidade do uso de gasolina durante a partida a frio quando o veículo estiver abastecido predominantemente com álcool. O novo sistema, batizado de Flex Start, deve ficar pronto em cerca de três meses e será mais barato que o utilizado atualmente. Para o consumidor, a principal vantagem é que não será mais preciso lembrar de abastecer o pequeno reservatório de gasolina dos modelos flexíveis.

Trata-se de um grande alento, principalmente com a chegada do inverno e a crescente procura por esse tipo de carro. Em maio as vendas de veículos flexíveis superaram as de modelos a gasolina pela primeira vez desde que foram lançados, em 2003.

Besaliel Botelho, vice-presidente de Sistemas a Gasolina da Bosch, diz que a empresa ainda não vendeu o conjunto para nenhuma montadora. “Só podemos oferecer um novo produto aos nossos clientes depois que todas as fases de teste tiverem sido concluídas. Outra importante vantagem do Flex Start é a redução de até 90% do nível de emissão de poluentes durante o aquecimento do motor, além do custo menor.”

Ele explica que a redução de custos será possível porque a nova tecnologia permitirá a eliminação de alguns componentes, como o reservatório auxiliar de gasolina e mangueiras e reduzirá o tempo de montagem na linha de produção. “Mas a questão de preços é uma estratégia de cada montadora. Não posso afirmar se haverá redução para o consumidor.”

O Flex Start é composto por um novo software do módulo de injeção eletrônica, além de válvulas injetoras com multifuros, bomba de combustível e velas de ignição redesenhados. A alma do sistema são os novos bicos injetores que, além de proporcionarem jatos de combustível mais uniformes, preaquecem o álcool antes de injetálo na câmara de combustão.

Em testes de laboratório, em uma câmara com temperatura de zero grau, foi possível dar partida em um VW Polo Total Flex abastecido com 100% de álcool sem injetar gasolina.

Com a tecnologia atual, isso só é fácil se a temperatura ambiente for igual ou superior a 18ºC. “Abaixo desse nível o motorista começa a ter problemas para ligar o carro de manhã”, explica Botelho. “Para efeito de comparação, o limite técnico de partida a fria para o álcool é de 13ºC.”