Mercado

O dia do álcool combustível

O próximo dia 22 de outubro de 2002 é um dia destinado a marcar presença na história do álcool combustível.

No hotel Grand Hyatt em São Paulo acontece o Ethanol Day, um conjunto de ações com o objetivo declarado de promover o álcool combustível à condição de commodity internacional.

A programação do Ethanol Day é aberta pela Segunda Conferência Internacional Datagro, que é patrocinada pela Coimex Trading Company, Dedini Indústrias de Base e Unica – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo. A conferência aborda os últimos acontecimentos do álcool no Brasil, Estados Unidos, alguns países da Europa, Tailândia e Japão, entre outros. Discute também os temas: Qual o teor da mistura ideal? Diferenças nas especificações de álcool. Quais a melhores tecnologias para a produção do combustível?

Em relação ao Brasil, a Conferência discute a competitividade do álcool nacional e se o país terá excedentes do combustível renovável no futuro. A Conferência conta com palestras de especialistas internacionais, dentre eles o americano Bob Dinneen, presidente da Renewable Fuels Association, e Sip de Vries, presidente da European Farmers Union.

O Ethanol Day é encerrado pelo prestigiado jantar de gala do Prêmio MasterCana 2002, voltado para o congraçamento entre autoridades, empresários, executivos, fornecedores e convidados estrangeiros. O coquetel tem início às 19:30, e a solenidade de entrega acontece das 20:30 às 21:10.

Celso Skrabe, especialista em marketing estratégico e premiações setoriais da SOL Consultores explica que o Prêmio MasterCana,é informação a serviço da excelência do setor. “Sua missão é servir como um instrumento eficaz na promoção da comunidade de negócios da agroindústria sucroalcooleira”, frisa.

Segundo Skrabe, para alcançar êxito em seu propósito de servir ao mercado sucroalcooleiro, o Prêmio MasterCana está cumprindo um papel no âmbito da atividade capaz de agregar valor às inter-relações setoriais. “A começar por aguçar a percepção dos contornos que fazem o setor sucroalcoleiro, identificando os players mais comprometidos com o sucesso setorial, assim criando a identidade que é o primeiro passo da união que vai alavancar o desenvolvimento setorial”.

O especialista informa que o conceito do Prêmio é extremamente atual, tendo nascido da compreensão da dinâmica do funcionamento dos “clusters” regionais – regiões ou grupamentos de empresas voltadas para atividades complementares e que se beneficiam da sinergia que criam através da troca de experiências, aprendizado coletivo, compartilhamento de informações, cruzamento tecnológico e regras de concorrência comuns, de modo a estimular a formação de culturas setoriais avançadas e obter ganhos de produtividade por meio da criatividade e da inovação sistemática.

Banner Evento Mobile