

Nesta terça-feira, 8 de outubro, o Grupo Fitotécnico realizou mais um encontro, o sexto do ano. Como habitualmente acontece, o evento foi realizado no Centro Cana IAC, em Ribeirão Preto, SP. Desta vez, o tema debatido foi nutrição e adubação da cana-de-açúcar.
Fábio Dias, do APTA- Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de Piracicaba, Programa Cana de Açúcar, IAC, foi um dos palestrantes. O representante falou sobre bioestimulantes e promotores de crescimento, assuntos que segundo ele, ainda são novos na área canavieira. “Acredito que juntamente com outras técnicas, como a adubação, o sistema vai fortalecer a produção de cana, auxiliando nos ganhos de produtividade. Ainda temos poucas experimentações, mas estamos levantando o assunto para buscar mais conhecimento nessa área”, apontou.
De acordo com Dias, para que a evolução aconteça, é necessário deixar que novos métodos sejam introduzidos em um setor tradicional, como é o sucroenergético. “Antigamente falávamos que a cana-de-açúcar era rústica, que suportava qualquer variação climática. Mas hoje, com as novas variedades, vemos que existe uma fatia para ganho de produtividade ainda pouco explorada. É nela que precisamos focar”.
Em 19 de novembro, o Grupo realiza a última reunião em 2013.