Maio/2006 – A NSK Brasil – subsidiária da gigante japonesa produtora de rolamentos – planeja aumentar sua participação na área de aftermarket (reposição) direcionada ao mercado de motos. A empresa já é uma das principais fornecedoras do país para esta indústria, o que significa que as motos ao saírem das montadoras já levam os rolamentos da marca. Agora, o foco está no momento em que as motocicletas já estão com seus usuários e ocorre a necessidade de troca da peça. Estima-se que a frota nacional seja de mais de 5,4 milhões de unidades, segundo pesquisas recentes do Sindipeças, tornando o mercado de motopeças (peças e componentes para veículos de duas rodas) extremamente promissor.
A tendência é que o setor de motocicletas continue crescendo. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a venda de motos no país praticamente dobrou entre 2000 e 2005, ano em que foram comercializadas mais de um milhão de unidades. Para 2006, a expectativa é de um aumento de 10%. Os resultados refletem a absorção da cultura da motocicleta como um meio de transporte eficiente, as facilidades de financiamento oferecidas aos compradores, o clima tropical favorável e o fato de muitas pessoas estarem insatisfeitas com a rede de transporte público e com os congestionamentos de carros nas grandes metrópoles.
O aumento de frota circulante acarreta em um crescimento direto do mercado de motopeças. São itens como baterias, correntes, embreagens e, claro, rolamentos. “Hoje, o setor automotivo é responsável por 30% das vendas da NSK. Deste montante, 22% são para o segmento de duas rodas. Nossa participação é realmente expressiva no mercado de rolamentos originais utilizados pelas montadoras. Freqüentemente, somos premiados pela indústria como destaque entre os fornecedores. No entanto, nossa participação na reposição ainda é pequena. Vamos reverter isso. Hoje, temos 5% deste mercado. Em três anos, queremos deter 15”, declara Aldo Luiz Ferreira, chefe de vendas para o setor automotivo da Unidade Aftermarket da NSK.
Para atingir seus objetivos, a NSK está reestruturando sua equipe interna com experiência nesse segmento, que está incumbida de definir e colocar em prática as ações que se estenderão por toda a cadeia produtiva, desde o fabricante até o vendedor-final. A empresa trabalhará para acompanhar os novos lançamentos do setor, fornecendo o mix de produção exigido pelos clientes para a reposição, fará ações específicas com distribuidores e até mesmo com os mecânicos. “Quando o rolamento de um veículo precisa ser trocado, o proprietário dificilmente conhece a marca original utilizada, quem recomenda a melhor opção é o mecânico. Portanto, nosso objetivo é nos aproximarmos desse público”, explica Aldo Luiz Ferreira.
Sobre a NSK Brasil
NSK iniciou suas atividades no Brasil em 1970. Foi a primeira fábrica do grupo fora do Japão. Hoje, produz aproximadamente 50 milhões de rolamentos por ano em sua fábrica em Suzano (interior paulista). Além disso, a empresa é responsável pela comercialização no Brasil da linha completa de rolamentos fabricados mundialmente pela marca.
Sobre a NSK no mundo
O grupo japonês NSK, fundado em 1916, conta com 55 fábricas espalhadas pelo mundo, com um faturamento global anual de 5,4 bilhões de dólares. A companhia está presente em 25 países e conta com mais de 20 mil colaboradores, produz praticamente todos os tipos de rolamentos, num total de 1,25 bilhões de unidades anualmente.