Mercado

Novo sistema de automação de colheita é discutido em Alagoas

Uma solução tecnológica inovadora para o processo de automação da colheita da cana-de-açúcar será apresentada no Alagoas Digital, maior evento de tecnologia do estado. A palestra será realizada nesta quarta-feira (8), às 16h, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

O princípio básico do novo processo baseia-se na integração de geotecnologias, sistemas embarcados e redes sem fio, para automatizar coleta, registro e processamento dos dados de rastreabilidade da cana.

Para tanto, dispositivos sem fio, capazes de transmitir e registrar, em tempo real, informações relevantes e de forma geograficamente e temporalmente referenciadas serão dispostos em caminhões, caçambas, transbordos, colheitadeira, tratores, enchedeiras e balanças.

O tema “Inovação no sistema de rastreabilidade, apontamento da colheita e transporte da cana-de-açúcar” será apresentado por representantes da Procenge, empresa nacional de Tecnologia da Informação sediada no Porto Digital, no Recife, PE, que é a responsável pela concepção da solução batizada como AgroGIS.

O projeto teve reconhecimento do seu grau de inovação pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Programa Nacional de Subsídio à Inovação, para ser executado em 2009.

Banner Evento Mobile