Mercado

Novo programa

A assessoria do ministério da Agricultura informou que o governo estuda a criação de um novo programa de estímulo a produção do álcool capaz de transformar o produto numa alternativa à gasolina.

Os técnicos dizem que o extinto Proálcool foi criado para ser apenas uma alternativa às crises do petróleo, e não como política para o setor.

Para Rodrigues, a retomada de um projeto similar ao Proálcool num cenário de guerra ao Iraque permitiria ao Brasil oferecer aos outros países um alternativa ao uso do petróleo.

“O Brasil surge, na iminência de uma guerra que terá reflexos no setor de combustíveis, como o grande país capaz de responder a um projeto de alternativa energética ambientalmente mais limpa e renovável”, disse o ministro.

José Newton de Souza Vieira, coordenador-geral do departamento que acompanha e avalia o mercado de combustíveis no Ministério da Agricultura, afirmou que o governo espera a próxima safra de cana-de-açúcar, em abril, antes de definir datas para lançar o programa. Por enquanto, há no Orçamento R$ 500 milhões para financiar a estocagem do álcool.

Banner Evento Mobile