O presidente Lula escolheu na sexta-feira, 30 julho, o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): o atual secretário-executivo da pasta, Luís Carlos Guedes Pinto, que substitui Roberto Rodrigues, que pediu demissão. Guedes toma posse hoje, 3 de julho, às 17h, durante solenidade no Palácio do Planalto.
Em sua primeira manifestação após a escolha, Guedes disse à imprensa que se sente honrado pelo convite do presidente Lula. “É um enorme desafio substituir o ministro Roberto Rodrigues, uma das figuras mais preparadas do país para tratar dos temas da agricultura.” O novo titular do Mapa afirmou também que pretende manter o diálogo com todos os setores do agronegócio.
O nome de Guedes foi anunciado pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, durante entrevista no Palácio do Planalto. “Nós acabamos de sair de uma reunião com o presidente da República e ele deliberou que o novo ministro será o atual secretário-executivo, Luís Carlos Guedes Pinto, que continuará o trabalho realizado até agora pelo ministro Roberto Rodrigues, com a mesma linha técnica e política”, informou Genro.