A mecanização da lavoura canavieira foi adotada inicialmente nas operações de colheita trazendo novas perspectivas e agora avança também no plantio. Além dos aspectos ambientais, outros fatores contribuíram para acelerar a mecanização da colheita, como as dificuldades regionais na obtenção de mão de obra e a rápida resposta da indústria de máquinas e implementos às novas necessidades com produtos de tecnologia avançada, como a navegação por GPS, piloto automático e agricultura de precisão, entre outros.
Essa tendência também avança no plantio da cana com o impulso gerado por novas técnicas de cultivo que permitem mecanização total do plantio, como as mudas “Plene™” da Syngenta e o uso de implementos cada vez mais independentes de mão de obra.
Carlos Newton Graminha, gerente de contas estratégicas da John Deere, faz um prognóstico a respeito,“as operações de plantio totalmente mecanizadas, que na safra 2011/2012 correspondem a 6% da totalidade da área cultivada de cana, atingirão o índice de 90% em 2020/21, ou seja, daqui a dez anos, e serão totalmente georreferenciadas.”
A Usina Guaíra, localizada no município de Guaíra-SP, já está se utiliza da tecnologia Plene™ para o plantio mecanizado em seus canaviais. Esse sistema se diferencia das técnicas convencionais de plantio pelo fato de empregar mudas de 4cm, ao contrário de 40cm como nos métodos tradicionais.
Essa tecnologia representa um ganho não só em economia no transporte das mudas, mas também no aumento de velocidade de plantio, encurtando sensivelmente o tempo necessário para essa operação. Além disso, as mudas já são fornecidas com tratamento adequado contra doenças provocadas por microrganismos e são embaladas em bags de 800kg para serem colocados diretamente nas plantadoras que fazem o cultivo.
As plantadoras de cana Green System PP1102 da John Deere foram especialmente desenvolvidas para o plantio de mudas Plene. Essas máquinas são compactas e tem capacidade de plantar 6 a 22 mudas por metro linear, permitindo que o espaçamento entre linhas seja ajustado entre 0,9 a 1,5 metros, que pode ser também combinado e atinge um rendimento máximo de 1 hectare plantado por hora de trabalho. O alinhamento e o paralelismo preciso dos sulcos de plantio são garantidos por um sistema de georreferência AMS JD, também da John Deere.