A corretora de açúcar e álcool Nova Fase e a Fox Energy anunciaram uma joint venture para a criação da NovaFox, empresa que será especializada na comercialização de créditos de carbono e energia.
Com tradição na comercialização de açúcar e álcool no mercado, a Nova Fase aliou-se com a Fox para explorar o potencial mercado de energia e créditos de carbono. Criada em abril de 2003, a Fox Energy foi adquirida pela Energy Partners, que pertence a um grupo de investidores ingleses.
Segundo Adalberto Popovic, presidente da Fox, os investidores europeus estão acompanhando atentamente o mercado brasileiro como potencial gerador de créditos de carbono.
A Nova Fase foi criada em novembro do ano passado. Até o momento, já
comercializou 500 milhões de litros de álcool e 400 mil toneladas de açúcar nos mercados doméstico e internacional. Segundo Carlos Dornellas Filho, presidente da Nova Fase, a corretora já está conversando com as usinas que têm projetos de créditos de carbono para fechar futuros negócios.
Segundo os executivos, a expectativa é de que em seu primeiro ano de operação a nova empresa tenha um faturamento da ordem de R$ 23,5 milhões.
A negociação internacional de créditos de carbono foi estabelecida em 1997, por meio do Protocolo de Kyoto. Pelas regras os países desenvolvidos podem adquirir cotas dos créditos de carbono como moeda de troca para a emissão de gás carbônico. Mesmo sem ter um aval oficial, os países da Europa estabeleceram seu próprio ambiente de negociação, na expectativa de que a Rússia faça sua adesão ao protocolo.
No Brasil, há aproximadamente 30 usinas de açúcar e álcool com projetos para a venda de créditos de carbono.