Mercado

Nova usina do grupo São Martinho terá incentivo fiscal em Goiás

A usina Boa Vista, novo empreendimento do Grupo São Martinho em Quirinópolis, GO, terá um desconto de 73% sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para comercialização de açúcar e álcool. O abatimento, que vai vigorar até 2022, é equivalente a R$ 681 milhões.

O contrato de financiamento de incentivo fiscal será assinado na quarta-feira (9), às 8h30, na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), em Goiânia, pelo presidente do grupo São Martinho, José Guilherme Ometto. O empresário também é o 2º vice-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O benefício fiscal faz parte do programa Produzir, da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento). O contrato inclui investimentos com recursos próprios na ordem de R$ 252 milhões.

O programa Produzir prevê que a empresa recolha 27% do total do ICMS cobrado sobre as vendas. Para garantir o incentivo, uma auditoria é feita a cada dois anos para avaliar o cumprimento de regras como, por exemplo, a contratação de mão-de-obra local e de deficientes físicos.

Caso a companhia cumpra as regras, a dívida correspondente a 73% do ICMS devido é zerada. O valor em benefícios é estimado pelas informações que a companhia fornece no projeto executivo enviado ao governo estadual.

A usina Boa Vista, que inicia a produção na safra 2008/09 pretende moer aproximadamente 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Em plena capacidade, a partir de 2001, a unidade deverá esmagar até 3 milhões de toneladas.

A pedra fundamental da unidade de Quirinópolis, no Sudoeste de Goiás, foi lançada no início de março. A Boa Vista é a terceira do grupo São Martinho, que possui as usinas Iracema, em Iracemápolis, e a São Martinho, em Pradópolis, ambas no interior de São Paulo.