Mercado

Nova usina do grupo Lincoln Junqueira deve operar em 2008

O Grupo Lincoln Junqueira, mais conhecido como Alto Alegre, com três usinas de açúcar e álcool, deve inaugurar em 2008 a sua quarta usina de moagem de cana-de-açúcar. O grupo iniciou este ano a construção de uma unidade no Paraná, próximo à região de Paranapanema. O projeto receberá investimentos da ordem de R$ 300 milhões, incluindo aportes nas áreas industrial e agrícola.

Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor de relações com os investidores do grupo, diz que a nova unidade produzirá para os mercados interno e externo, mas visando principalmente ao mercado exportador. “O preço médio do açúcar está mais alto a cada ano e há hoje um déficit global de 2 milhões a 3 milhões de toneladas. O cenário internacional é bom para o açúcar”, afirmou Carvalho.

A expectativa é que com a nova unidade, a empresa eleve a capacidade de moagem para 12 milhões de toneladas de cana por ano. Hoje a capacidade é de 10 milhões de toneladas. O grupo produz atualmente 9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano e exporta entre 1,2 milhão e 1,3 milhão de toneladas desse total.

Carvalho diz ainda que aguarda resposta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre pedido de financiamento para o projeto. A Alto Alegre constitui o segundo maior grupo de refino de açúcar na região Centro-Sul do país. Com sede em Presidente Prudente (SP), o grupo possui duas usinas em São Paulo – a Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra, e a Alta Floresta, em Presidente Prudente. No município de Colorado (PR), mantém a

usina Junqueira.

A marca de açúcar Alto Alegre é distribuída entre pequenos e médios

varejistas da capital paulista e em cidades do interior. Para este ano, o grupo planeja produzir 700 mil toneladas de açúcar, ante 779 mil no ano passado. Já para o álcool, a expectativa é produzir 250 milhões de litros, ante 208 milhões no ano anterior.