Mercado

Nova secretaria para agroenergia

Está em andamento na Casa Civil o projeto de criação da Secretaria Nacional de Agroenergia, órgão com status de ministério para centralizar todas as questões a respeito do tema e acabar com a falta de comando e diretrizes que pairam sobre o setor atualmente.

Hoje, a agroenergia é tratada por um grupo interministerial, composto por oito ministérios, juntamente com representantes da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), coordenados pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Embora a nova secretaria ainda não tenha data para funcionar, as diretrizes a serem seguidas estão prontas e divididas entre ações no mercado interno e externo. No âmbito internacional, a Pasta coordenaria, juntamente com representantes do governo dos Estados Unidos, o processo de transformar o etanol em uma commodity.

O projeto não seria para exportar etanol, mas sim usinas e tecnologia, afirma o ex- ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, um dos cotados para assumir a Pasta.

Internamente, a Secretaria deve ser responsável pelos projetos de logística e infra-estrutura e regras sobre estocagem e garantia de abastecimento do mercado doméstico para o etanol.